Saturday, August 11, 2007

Compras compras compras

Entao, a Bia estava reclamando comigo que eu nunca tinha escrito nada sobre compras e shoppings essas coisas basicas hahaha.

Vamos por partes: Primeiro o shopping. O maior da cidade eh o Orchard, mas digo logo que o Shopping Recife eh maior que ele, ainda nao sei andar sem me sentir completamente perdida e ficar horas dando volta ate achar a saida. Quando estou la, me sinto no Brasil, voce encontra aquele pessoal que so veste preto e passa horas sentado no shopping conversando (nao me perguntem pq no shopping), familias inteiras e aquelas Patricinhas que se arrumam toda pra ir olhar as vitrines.

A diferenca esta nas liquidacoes. Que maravilha! Todas as lojas colocam as roupas no meio dos corredores, quando voce gosta de alguma, tem que descobrir em qual loja voce deve pagar por aquilo.. hahahah, se fizessem isso no Brasil ia dar prejuizo, quase ninguem ia procurar onde tinha que pagar. Chega a ser engracado, os corredores ficam cheios de cabides e araras escrito "On Sale". E as promocoes sao realmente boas. EH tipo, compre um bem mais barato que o normal e ainda leve outro de graca e coisas assim. Isso com roupas de marca e que sao caras pra xuxu fora do "sale".

Mas confesso que andar nas ruas do Centro eh bem mais interessante, voce ve pessoas totalmente diferentes, de todos os lugares do mundo e de todos os estilos. Lojinhas muito bacanas, muitas vezes de produtos asiaticos ou com mil bugigangas na porta (o que eu adoooooro) e melhor ainda quando tem banda tocando na rua, sabado mesmo estava eu andando uma rua inteira procurando um "post office" e tava tendo alguma coisa, porque em cada esquina tinha uma banda tocando e dei sorte, porque em frente ao post office a banda tocava "Deep purple", porque na esquina seguinte era "country" (perdao a quem gosta, mas nao eh o meu caso).. hehehehe.

O que eu nao gosto aqui eh a forma como eles lidam com as taxas que voce tem que pagar quando compra uma mercadoria. As taxas nao estao inclusas no preco mostrado no produto, como acontece no Brasil, dai voce nunca sabe quanto vai pagar. Tudo bem que eh muito bom saber quanto voce esta pagando de taxa, mas ter um surpresa no caixa nao eh legal, acho que o que devia acontecer era eles colocarem os precos normais, as taxas e o preco final do produto. Mas como quem tem que achar isso eh o governo e lojistas, continua tudo como esta e o maximo que eu pude fazer foi descobrir de quanto eh a taxa. Nao sei no resto do pais mas aqui em BC voce paga taxa federal e provincial, o que, somando, equivale a mais ou menos uma adicao de 12% no preco que voce ve na etiqueta/anuncio.

E isso vale pra absolutamente tudo, comida, roupa, eletronico, carro e tudo que voce conseguir imaginar ai, eu so nao entendi porque se paga taxa pra locar filmes, mas tudo bem.. tive que pagar ;)

Post especial pra Bia, pra ela nao brigar mais comigo porque eu nao falei de comprasssss
hahahahah

5 comments:

Anonymous said...

huahauauha é isso ai! A garota aqui tem poder! huahuahuahua

Essas taxas são chatinhas mesmo, nos EUA a taxa não é sobre o produto em si, mas sobre a compra como um todo, tipo a tax lah era de 8%, mas era do total da compra, mas acho q no fim dah no mesmo mas 12% eh muuuuuuuuuuuuuuuuito! Bem q o povo diz q no Canada o povo vive pra pagar imposto! afff...hehehe..

Maaaaaaaaaaasssssss, o q foi tanto q vc já comprou q vc naum disse! Quero uma lista completa! vc comprou um capacete pra andar de bicicleta? hahahahha beijaum!

I’m Valéria said...

Amiga!!! vocÊ sabe como gosto de ler o que você escreve não é? Fico aqui viajando, rs!
Estou com saudades de ti, nunca mais nos falamos, sua sumida!!
Um grande bju!!!
Eu quero ir logo pro Canadá, hahaha
=]

Iva said...

Nilminha tb?

Nossa! Como aprendo viu! Esses blogs dão uns bons resultados...hahaha

Já atualizei o blog, bem lembradoooo.

Então, vc viu os vídeos? A Fabi já me avisou que a Lela viu a reportagem tb e até marcou a cardeira dela (onde vai sentar) lá na ILAC...kkkkkk

Qdo vc fica off? Nos fins de semana? Quais dias?

Bjs

Thelma said...

Nilma, aqui em Alberta só tem a taxa federal de 7%. :-) Mas concordo contigo que é um saco não saber o quanto vai pagar... Mas logo tu acostuma!
Beijocas

Roberta Moura said...

Aii tb axo essas taxas um horror de caras! Pela madrugada! Naum tem quem aguente. aqui se ganha melhor. mas tb se gasta muiiiiitO!
mas realmente a gente se acostuma, é o jeito neh!