Saturday, August 18, 2007

Bancos

O post de hoje vai ser sobre bancos. Vou falar um pouco da minha experiencia bancaria por aqui =)

As pessoas, inclusive eu, tem mania de achar que porque eh primeiro mundo e talz, tudo aqui eh mais desenvolvido e avancado. Araaaa.. descobri alguns servicos onde o Brasil da um banho no Canada.

A comecar pelo banco. Tudo bem, nao tive problemas pra abrir minha conta e nem tive que apresentar mil e um comprovantes de quanto eu ganho, isso pra eles eh problema meu e a gerente nao deve saber nem se eu trabalho. Escolhi o TD Canada Trust, eh pertinho da minha casa e o plano estava bacana pra o que eu queria. Mas entao, cade a parte ruim? Bom, o que eu nao gostei aqui eh que quando voce deposita seu lindo direinhinho no auto-atendimento, precisa esperar 5 dias uteis pra ter o bixinho disponivel pra voce. Isso mesmo, o que no Brasil acontece no final do expediente bancario, ou ate antes, aqui leva 5 dias e nem tente o cartao, o dinheiro aparece la na sua conta, mas voce nao pode usar.

Ah sim, o cartao que voce recebe eh de debito e nao de credito, entao voce tem que esperar um tempo pra ter credito no banco, porque no comeco eles so confiam que voce gaste o que voce ja tem.. hehehe.. isso ia ser uma bencao pra um monte de maridos no Brasil, inclusive meu pai, tadinho. Eu prefiro assim, mas confesso que nao poder comprar nada pela internet eh um saquinho. E voltando aos 5 dias que leva pra voce ter o dinheiro, o melhor a fazer eh ir na "boca do caixa" mesmo, aqui nao tem fila (sim, porque 2 pessoas na sua frente nao conta como fila pra quem ja foi no HSBC de Vitoria) e voce ja vai ter seu dinheiro disponivel na hora, ja que o tempo que eles pedem eh pra conferir se no envelope que voce colocou no auto atendimento, tem mesmo o valor que voce digitou ou se tu tais tentando dar o golpe no banco =)

Pra abrir a conta eu so precisei do meu passaporte, do numero do SIN (eu nem tinha recebido ainda, mas como ja sabia o numero.. nao tive problemas), entender as informacoes que a mulher do banco me perguntava e assinar =) A pior parte foi realmente entender o que ela dizia, sorte que tem um papel explicando como funciona a minha conta e quando a comunicacao tava dificil, a gente passava pro papel.. hahahaha.

Mas entao, ate agora ta tudo bem com o banco.. ja uma amiga minha que escolheu o Royal Bank ta se descabelando todo mes, segundo ela (nao posso afirmar porque nao aconteceu comigo) ela ja recebeu 2 cartoes provisorios, que nao entendo como funcionam e sempre tem problemas com transferencia. E sempre que falo sobre banco com ela ouco a mesma frase "o Brasil da de mil a zero nesse banco, nao entendoooo" hahahaha.. e ai, a gente volta ao comeco, naquela mania de achar que so porque o Brasil eh classificado como terceiro mundo, tudo la tem que ser pior..

Engano.. mas vou tentar falar disso no proximo capitulo
;) hehehehe

Ah, e coloquei mais foto ali do lado, da Sarah e do centro de Kelowna..

3 comments:

Unknown said...

Os bancos no Brasil são melhores justamente pela época da hiper-inflação.

Ou seja, se os bancos não fossem rápidos no atendimento, nas correções e no câmbio, eles em um dia perderiam bilhões.

Outra curiosidade é que o sistema bancário brasileiro é, acredite ou não, o melhor do mundo.

Há coisa no Brasil que realmente são melhores.
EX:
Correios.
Caipirinha.
Preço de frutas e alimentos saudáveis.
Hackers (8 em cada 10 hackers do mundo estão no Brasil)

Bjusssssssssss

Roberta Moura said...

Nilma!!!
O meu banco eh CIBC e eu gosto. Só que não dá direito a cartão VISA. =(
AMeii o post!

Iva said...

Bom saber viu!

Esse post caiu como uma luva... O dia a dia do Canadá está cada vez mais informativo por aqui...hihihi

Bjs